Ferrari 250 California Spider SWB 1958 by Hot Wheels Elite


O Califórnia Spider nasceu quando os representantes da Ferrari nos EUA, Jon von Neumann e Luigi Chinetti, convenceram Enzo Ferrari a criar um potente descapotável baptizado com o nome daquele que era o melhor mercado no país. O Califórnia Spider surgiu como um super-carro e era altamente cobiçado devido ao reduzido volume disponível no mercado. Cada carro era único por si próprio, existindo algumas unidades que foram produzidas com motores de competição, e outras, com o raríssimo hardtop de origem. 
Com a mesma transmissão que o lendário 250GT, que venceu o “Tour de France”, o Califórnia Spider era um carro empolgante e atingia de igual forma os 225km/h. Tinha o mesmo chassis que os Ferrari que rolavam nas pistas de competição. Por esta razão fazia sentido equipar estes carros com propulsores de competição e componentes de alumínio preparando-os para competir em Le Mans e Sebring. Os Spider Competizione tiveram boas prestações na classe GT e afirmaram a raça desportiva dos Califórnia Spider. 
A carroçaria era fabricada manualmente pela Carozerria Scaglietti, construtora da maioria das carroçarias de competição da Scuderia Ferrari na época. O seu design baseava-se em grande parte na 1ª série do 250GT Cabriolet de Pinin Farina tendo contudo uma novidade nos faróis traseiros apresentados na vertical. O seu design era de uma forma geral mais “libertino” que o do 250GT Cabriolet, um carro mais sóbrio e luxuoso. 
A nível de interiores o California Spider era simples sendo o sistema de aquecimento o único luxo. A capota era justa, bem construída e proporcional, mas não tinha forro. Existiram duas séries distintas sendo o elemento diferenciador o comprimento do chassis. A primeira série assentava no chassis do 250GT Tour de France, e em 1958 Ferrari apresentou um Califórnia Spider mais curto e rígido, com o chassis SWB (short wheel base). Esta última versão era superior, vinha equipada com travões de disco e um motor mais potente. Um total de 125 carros foram produzidos entre 1958 e 1963 e em 1967 foi produzida uma série de 365 unidades. 

Relativamente à miniatura, é um excelente trabalho da HW Elite, o motor tem imenso detalhe, a cor é lindíssima e os interiores limpos e sóbrios como o original, têm pormenores muito bons. É, no geral, uma miniatura muito competente.